domingo, 22 de janeiro de 2012

Obra pretende resolver o problema das inundações no Centro



A Prefeitura de São Gabriel da Palha trabalhou nesta semana no melhoramento do canal de fluxo da água da chuva no Centro da cidade, principalmente na Rua Izídio Borgo.

A obra, já estava prevista, mas a chuva que não dava trégua acabou atrasando o início. A Secretaria de Obras concluiu depois de avaliação que seria necessário ampliar a rede de captação da água da chuva, pois a existente não comportava o volume de água que escoava. Além disso a saída da manilha estava sendo bloqueada por um cano. Por causa disso não foi possível evitar o susto da grande quantidade de água no centro da cidade no final do ano passado.

Na prática, o novo asfalto (que impede a absorção da maior parte da água) fez com que as águas de chuva escoassem totalmente, com maior velocidade, chegando no local de captação com maior volume e num espaço de tempo menor, no Centro, houve a quase invasão de alguns estabelecimentos. O ponto mais crítico estava na Rua Izídio Borgo.

O secretário municipal de Obras, Paulo Valentim, disse que “será preciso acompanhar as chuvas de grande intensidade para verificar como se comporta a questão após a obra. Os eventos climáticos que estão acontecendo, são praticamente imprevisíveis e podem ser com uma quantidade de chuva maior para a capacidade feita pela avaliação da Secretaria”, concluiu.

Ainda segundo o secretário, a partir daí será necessário repensar a estrutura de escoamento como um todo, para resolver totalmente o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário