sexta-feira, 21 de maio de 2010

Melhoria da Qualidade do Café





O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de São Gabriel da Palha e com a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores da São Gabriel (Cooabriel), promoveram no município um grande encontro de cafeicultores e profissionais que atuam no setor. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 14 de maio, quando em todo o Espírito Santo é comemorado o “Dia do Início da Colheita do Café Conilon”.


A atividade, que aconteceu no ginásio de Esportes ‘Anastácio Cassaro’, contou com as presenças do governador Paulo Hartung; dos secretários de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, e da Saúde, Anselmo Tozi; do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo; do diretor presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Aladim Fernando Cerqueira; do presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.


Além deles, participaram os prefeitos de: São Gabriel da Palha, Marilândia, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Nova Venécia, Rio Bananal, Colatina, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, São Domingos do Norte, Vila Pavão e Vila Valério; dentre outras autoridades; diversas lideranças da região e dos cafeicultores da região.


Foi publicada na última quinta-feira (13), no Diário Oficial, a lei 9.445, que inclui a Entidade Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel) no rol de entidades aptas a receberem transferências a título de subvenções sociais, contribuições correntes e auxílios, constante da Lei Orçamentária Anual nº 9.400, de 20 de janeiro de 2010.
Campanha
Na oportunidade, foi apresentada a campanha de ‘Melhoria da Qualidade do Café’. Com ações previstas em todo o Espírito Santo, a campanha conta com o envolvimento direto de 26 instituições, que vão trabalhar em conjunto com a Seag, na realização de aproximadamente 1,7 mil ações técnicas de capacitação (cursos, visitas técnicas, dias de campo, encontros, simpósios) até o final de 2010, oferecendo aos cafeicultores todas as informações e recursos para garantir as condições necessárias para melhorar a qualidade da produção.


O coordenador estadual do Programa de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, afirmou que o cafeicultor capixaba precisa se dedicar à produção com qualidade.


Infraestrutura
Na solenidade, a Seag repassou às prefeituras de São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Vila Valério e São Domingos do Norte um conjunto de máquinas (retroescavadeiras e pás carregadeiras) como parte do trabalho lançado pelo Governo do Estado no final de abril, voltado à construção de ações estruturantes para amenizar os impactos causados pelas intempéries climáticas à população, ao meio ambiente e à agricultura.


Para recebimento das máquinas e caminhões, as prefeituras assinaram junto à Seama um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), que estabelece normas para o uso das máquinas e implementos visando à redução dos impactos ao meio ambiente das atividades e obras a serem executadas.


Entre as cláusulas do termo está a adoção de medidas que visem à redução do escoamento superficial de águas das chuvas nas atividades de manutenção e recuperação de estradas vicinais e carregadores agrícolas para redução dos processos erosivos e, consequentemente, o assoreamento de recursos hídricos. Além disso, para garantir o bom uso dos equipamentos e adequação às normas do TCA, os operadores das máquinas e implementos serão capacitados pelas prefeituras, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).


Ao todo, serão entregues 110 equipamentos (retroescavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores, caminhões pipa e caminhões basculante) a 66 prefeituras. Na ação, serão aplicados R$ 40 milhões, a partir do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos.


Convênio
Na oportunidade o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, assinou um convênio com a Associação dos Pequenos Agricultores do Espírito Santo (Apages) para a reforma do Mercado popular de Alimentos. Os recursos repassados são da ordem de R$ 112 mil.


Homenagem
No “Dia do Início da Colheita do Café Conilon”, os agricultores do Espírito Santo ganharam um CD com a música, de composição dos artistas Ataíde & Alexandre, ‘Estado Abençoado’, que é dedicada à agricultura capixaba.


Cafeicultura no Espírito Santo
A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo. Ela emprega 33% da população atividade do Estado e está presente em todos os municípios, exceto Vitória. Ocupa 500 mil hectares de área em 60 mil propriedades (das 90 mil existentes), e representa, sozinha, 40% do PIB do Estado.


Somente o café Conilon ocupa uma área de 300 mil hectares, em 40 mil propriedades. A atividade envolve 78 mil famílias e gera 220 mil empregos diretos e indiretos. Ele é cultivado em 64 municípios, em regiões quentes, com altitudes inferiores a 500 metros. Os maiores produtores são: Vila Valério, Jaguaré, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Nova Venécia, Pinheiros e São Gabriel da Palha.